ESTUDO DE VIDAS ÚTEIS
O estudo de vidas úteis tem como objetivo atender as determinações da Lei nº 11.638/07 e do pronunciamento contábil CPC27 de modo que sua taxa de depreciação esteja alinhada com o tempo esperado de utilização econômica de seus ativos.
O estudo de vidas úteis tem como premissa a elaboração de laudos técnicos, sendo ela responsável pela atribuição das taxas de depreciação revisadas em determinada data-base. O estudo segue as melhores práticas e as diretrizes preconizadas pela Norma Brasileira de Avaliações NBR 14.653 e suas partes e seguindo as melhores práticas do IBAPE – Instituto Brasileiro de Perícias e Engenharia.
Benefícios da revisão das vidas úteis:
Os principais benefícios de um laudo de revisão de vidas úteis são:
• Atendimento às exigências da auditoria contábil quanto ao controle patrimonial como estudo de vidas uteis dos bens do ativo imobilizado.
• Gestão de ativos fixos - Os resultados do estudo de revisão da vida útil dos bens podem ser utilizados nas áreas estratégica e operacional suportando tecnicamente as projeções de investimento CAPEX (ativos próximos ao final de suas vidas úteis) ao longo dos próximos anos, além do mapeamento dos processos realizados indicando possíveis melhorias de manutenção OPEX de modo a, consequentemente, aumentar a vida útil do bem.
