A importância da rastreabilidade dos ativos para a gestão patrimonial
- Innovate Consultoria
- 14 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

A gestão patrimonial é uma atividade de fundamental importância para a organização. Uma vez que controla e administra os bens que compõem o patrimônio. De tal forma que esse gerenciamento atende as exigências legais como também otimiza a estrutura de custos.
Entenda com esse artigo como a rastreabilidade dos ativos permite otimizar a gestão do patrimônio da sua empresa.
O que é a rastreabilidade de ativos
O rastreamento é a identificação de um produto através de um código de barras, por exemplo. De tal forma que a partir desse código é possível identificar as seguintes informações: o que é, origem e destino e em que ponto do processo está localizado.
Em termos gerais, a aplicação da rastreabilidade de produtos em uma empresa pode auxiliar nos seguintes pontos:
● Controle do processo produtivo;
● Acompanhamento do fluxo de materiais;
● Controle de qualidade das atividades realizadas.
Além disso, saiba que o conceito de rastreabilidade de ativos surgiu a partir das necessidades das empresas para atender a legislação. Assim como de clientes mais exigentes e das normas de qualidade e de proteção ao consumidor.
Para as empresas, a gestão dos ativos com a utilização da rastreabilidade permite um monitoramento em tempo real e ações de intervenção quando se fizer necessário. Como por exemplo podemos exemplificar com o recall de um determinado lote de produtos.
A rastreabilidade na gestão dos ativos
A partir da adoção da rastreabilidade dos ativos é possível acompanhar o ciclo de vida de cada um dos ativos de forma individualizada bem como seus níveis de depreciação. Além disso, também permite realizar as seguintes operações:
● Controlar mudanças de localização;
● Avaliar a disponibilidade do ativo;
● Verificar a ociosidade de cada ativo.
Com isso a empresa consegue melhorar os níveis de utilização dos ativos e otimizar a sua gestão patrimonial.
Comments