Como escolher e gerir uma equipe de alta performance em campo
- Laura Coelho
- 29 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2022

Li estes dias no Instagram um post que havia a seguinte consideração: “...Se você quer realmente colocar os clientes em primeiro lugar, coloque seus funcionários mais acima...”
Gestão de equipes é um tema que sempre me agradou bastante. Considero como parte indispensável de qualquer organização e projeto, definir e gerir de forma eficiente seu time de atuação de campo; é neste ponto do projeto, que você identifica perfis, que direciona os líderes e o gestor mais indicado para atuar com esta equipe.
Atuar como gestor de equipes traz uma grande responsabilidade para qualquer profissional e a comunicação indireta é um grande ofensor para gerir times em campo. Partindo deste ponto, apresentamos a seguir dicas importantes para você gerenciar seu time de maneira eficiente!
Definição dos papéis
Ao escolher seu time reflita bastante sobre o projeto, identifique o papel que cada um vai ocupar e quais os objetivos que o time deve alcançar. O ideal é estabelecer metas claras. A liderança deve se apresentar de maneira a unir o time e mostrar o que pode ser feito para atingir o sucesso do projeto. Deve ser acessível, porém firme, de maneira que os recursos consigam ter motivação e enxergarem que estas metas são alcançáveis.
Ferramentas de gestão
Temos no mercado diversas ferramentas de gestão de equipes que funcionam e você pode se beneficiar disto. Organizar atividades com planejadores, apps de mensagens, acompanhadores de tarefas, que podem evitar longos períodos ociosos e sobrecarga para alguns membros da equipe.
Planejamento e acompanhamento de resultados
Utilizar metodologias de projetos ágeis que são flexíveis para trazer às organizações a possibilidade de atuar imediatamente ao surgimento de uma dificuldade além de indicadores que tornam possíveis identificar pontos de atenção e ações rápidas que podem impactar no resultado do projeto.
Elaborar e analisar estes indicadores de forma que não gerem tensão na equipe e sim informação, é crucial para que a equipe não se sinta improdutiva nas reuniões de monitoramento de performance. O contato pessoal com a equipe deve ser estabelecido, sempre monitorando os recursos que atuam sempre de maneira positiva e os que não vão tão bem assim. Refletir o que faz esta diferença ser expressiva e multiplicar o que for positivo é bem-vindo e corrigir o que não vai tão bem é necessário.
Gestão remota na prática
Se tocar uma equipe de perto já é complexo, fazer o time remoto atuar de maneira eficaz é um grande desafio. Em projetos de inventário de ativos por exemplo, acontece de técnicos atuarem sozinhos ou em pequenos times o que pode gerar uma variedade de problemas de relacionamento e de comunicação com os pontos focais.
Utilizar ferramentas digitais de comunicação como vídeos, promover conferências, troca de mensagens; apresentar metas e objetivos expostos de maneira rápida e sanando as dúvidas, fortalecendo a confiança entre time e líder, são medidas práticas que trazem resultados eficazes.
O gestor tem papel importante pois pode identificar os perfis, acompanhar e conhecer realmente os profissionais que estão com ele no projeto. Manter a equipe engajada, bem supervisionada, mostrando que todos são capazes de atingir as metas e entregar cases de sucesso.
Como anda a gestão de equipes em sua empresa?
Comments