top of page

Os Especialistas técnicos da Auditoria Contábil

  • Foto do escritor: Innovate Consultoria
    Innovate Consultoria
  • 17 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de jun. de 2022


Você sabe qual o papel do especialista técnico na revisão de auditoria contábil?


O auditor contábil é o responsável por realizar testes nas demonstrações contábeis, financeiras e procedimentos internos com objetivo de assegurar a credibilidade das atividades contábeis da sua empresa de acordo com a legislação e normas vigentes.


Mas a cada dia que passa a natureza do relatório vem evoluindo e tornando as análises mais complexas e qualitativas tornando o papel do auditor cada vez mais importante para assegurar a confiabilidade dos resultados da empresa.


Dentro desse contexto, alguns resultados apresentados nas demonstrações são respaldados por laudos ou análises específicas onde o auditor não possui o conhecimento técnico para julgar se a metodologia, premissas, entrada de informações de mercado, inclusão de tecnologias nos procedimentos internos, entre outros estão coerentes e razoáveis. Para esses assuntos, possuem departamentos técnicos que suportam as análises como assuntos tributários, tecnologias, valuation, laudos patrimoniais e imobiliários, auditoria de obra, entre outros assuntos que demandem um conhecimento técnico específico.


Esses especialistas realizam os testes e revisões devidos com base em conhecimento técnico, mercadológico e práticas de mercado afim de assegurar que esses valores e procedimentos que suportam os resultados que são apresentados nas DFs estejam coerentes e satisfatórios emitindo um memorando interno que será utilizado como suporte e respaldo técnico no parecer de auditoria contábil.


Considerando o mencionado até agora, você cliente, quando esses temas técnicos entram na pauta da revisão de auditoria? No começo, no meio ou no final dos trabalhos de auditoria, na entrega dos resultados das DFs? Pergunto, pois, são laudos e relatórios de análises complexas que envolvem testes matemáticos, sistêmicos, entrevistas com o cliente para validação de premissas e alinhamento de metodologias e resultados que necessitam de um prazo mínimo para ser executado e validado.


Essa gestão do tempo é crucial para que os especialistas tenham tempo hábil para realizar todos os testes devidos e de forma segura evitando atrasos na entrega do parecer técnico. Em alguns casos em que a exigência de prazo é rigorosa, a pressão para a entrega das análises técnicas dos especialistas pode ocasionar a redução na quantidade de testes e análises realizadas podendo gerar riscos de erros ou falta de opinião sobre um ponto específico. Com isso, uma forma de mitigar esse risco é realizando a gestão do tempo em conjunto entre cliente, auditor e especialistas.




Comentários


whatsapp-innovate
bottom of page